segunda-feira, 22 de março de 2010

Um janeiro diferente

Transcrevemos, abaixo, trechos de matéria publicada no portal do IBGE e que trata do crescimento do comércio varejista no país:
"O Comércio Varejista do país iniciou 2010 com crescimentos de 2,7% no volume de vendas e de 3,0% na receita nominal, na comparação com dezembro (ajustadas sazonalmente). Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 10,4% sobre janeiro do ano anterior e de 6,2% no acumulado dos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 12,3% e de 10,1%, respectivamente.
Em janeiro, as 10 atividades pesquisadas obtiveram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal: Móveis e eletrodomésticos (+7,9%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+5,8%); Livros, jornais, revistas e papelaria (+3,2%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,5%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+2,0%); Material de construção (+1,9%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,4%); Tecidos, vestuário e calçados (+0,8%); Veículos e motos, partes e peças (+0,7%) e Combustíveis e lubrificantes (0,0%).
Na relação janeiro10/janeiro09 (série sem ajuste), os resultados também foram positivos para todas as atividades. Por ordem de importância no resultado global, seguem os dados: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+10,2%); Móveis e eletrodomésticos (+17,7%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+10,3%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+32,2%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+6,0%); Combustíveis e lubrificantes (+4,8%); Tecidos, vestuário e calçados (+2,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (+7,0%).
RESULTADOS SETORIAIS
O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo iniciou 2010 com resultado bem próximo da média - variação de +10,2% no volume de vendas (janeiro10/janeiro09), sendo responsável pela principal contribuição (47%) da taxa global do varejo. Este desempenho foi motivado pelo aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de rendimento real efetivo dos assalariados (+5,3% sobre janeiro09 e +29,1% frente a dezembro09, segundo Pesquisa Mensal de Emprego – PME). Quanto ao fato ter crescido próximo à média nacional, a justificativa mais provável está na estabilidade dos preços dos alimentos no ano de 2009 (1,4% de fev09 a jan10, conforme o IPCA, para o grupo Alimentação no domicílio). No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento ficou em 8,6%."