As três audiências públicas regionais já realizadas em Iturama, no Triângulo Mineiro, Itaobim, no Jequitinhonha, e em Montes Claros, no Norte de Minas, reuniram mais de 330 pessoas e resultaram em 72 propostas de emendas ao PPAG – 2008 e 2011 e ao Orçamento do Estado para o próximo ano, que serão encaminhadas à apreciação das Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.
O deputado André Quintão participou de todas as audiências e faz um balanço positivo: “Os debates têm apresentado um crescimento de participação dos municípios e da qualidade das propostas, demonstrando que o processo de planejamento participativo está consolidado”, afirmou.
Em Montes Claros, no último dia 23, estavam representados 13 municípios do Norte mineiro e foram apresentadas 33 propostas, concentradas nas áreas de defesa social, assistência e educação. Entre elas, o aumento de recursos para o sistema prisional e a ressocialização de presos; a implantação de Defensorias Públicas em municípios diversos; a construção de restaurante universitário e moradia estudantil na Unimontes, a ampliação do programa Poupança Jovem e a criação de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Em Itaobim, mais de 130 pessoas participaram, representando 19 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e fizeram 25 sugestões, especialmente para o convívio com a seca e a melhoria na educação, entre elas, criação de um campus da UEMG ou da Unimontes no Médio Jequitinhonha, retomada de ações relacionadas às escolas familiares agrícolas, construção de reservatórios de água e ampliação do atendimento de carros-pipa, melhorias nas estradas rurais e mudanças no programa Minas Sem Fome. No Triângulo Mineiro, Iturama sediou a audiência, que reuniu representantes de 12 municípios, resultando em 14 propostas de emendas, como a implantação de um campus avançado gratuito da Uemg na região, de telecentros nas unidades da Apae e de uma unidade do Minas Fácil em Iturama.