quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Publicidade: governo federal X estadual

Abaixo, reproduzimos trechos de duas matérias que tratam do mesmo tema: a entrega de títulos de propriedade fundiária nos Territórios da Cidadania de Rio Pardo e Serra Geral em MG. A matéria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) trata de forma republicana o evento: valoriza os efeitos para os beneficiários e cita de maneira equilibrada (e discreta) a participação do governo federal e do estadual no ato. A do governo tucano mineiro, divulgada pela Secretaria Extraordinária da Reforma Agrária (Seara), além de omitir o “detalhe” dos recursos federais alocados no programa de regularização fundiária, exagera na promoção do secretário, do governador e de seu vice. Eis uma diferença fundamental entre o conceito de publicidade do governo Aécio Neves e o do governo Lula.

Sítio do MDA:
http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/134/codInterno/22394

“Entre 23 e 25 de setembro, agricultores familiares dos Territórios da Cidadania do Alto Rio Pardo e Serra Geral conquistarão a posse definitiva das terras onde vivem. Nesses três dias, o Incra e governo de Minas Gerais entregarão títulos de terra a mais de 1,5 mil agricultores dos municípios de Porteirinha, Novo Horizonte, Rubelita, Salinas, Santo Antônio do Retiro e São João do Paraíso.
O trabalho de regularização fundiária é resultado do convênio firmado em 2008 entre o Incra e a Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma agrária (Seara). Foram investidos R$ 5,6 milhões, sendo R$ 4 milhões do Governo Federal e o restante pelo estado.”

Sítio da Seara-MG:
http://www.reformaagraria.mg.gov.br/Noticias/Default.aspx?materia=Regularização Fundiária em sete municípios mineiros

“A Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) entregaram entre os últimos dias 23 e 25, mais de 1,7 mil títulos de propriedade a famílias de posseiros do Vale do Jequitinhonha.”